segunda-feira, 4 de maio de 2009
Ravenloft
Inquisição
Tu Giorgio, não é o primeiro, nem o último que nos procura atrás dos mistérios que as névoas ocultam. Sim, nós iremos revelar-lhes. Olhe bem para este Baralho Tarokka nas mãos de nossa raunie, é provável que a própria Valana, ou mesmo Madame Eva já o tenham utilizado. E através dessas cartas verá o que tanto quer. Mas cuidado, como os outros que vieram antes de ti, terás que pagar um preço alto, as suas moedas, e talvez alguns pequenos favores que desagradem Azalin Rex, ou até mesmo o Dukkar. Ou talvez não, porém, mesmo que não irrite tais malditos, talvez esses favores desagradem você mesmo Giorgio, espero que não importe que lhe chame de Giorgio, afinal é o que és monsieur. Mas advirto-lhe! Essas cartas lhe abrirão a cortina de névoas que encobre a verdade sobre os mistérios de nosso mundo, mas o preço que pagará por isso será ainda maior do que os antes mencionados, pois a ignorância fere o orgulho, mas a verdade fere a alma, a razão e a sanidade, do contrário ela não estaria escondida na escuridão além das névoas. Você foi avisado, não nos responsabilizamos se você tentar se suicidar atirando na própria cabeça com sua pistola, se for arrastado para algum asilo, ou se os próprios barqueiros das névoas vierem lhe buscar por saber demais...Assustar você?? Claro que não! Estou apenas me referindo aos outros que nos procuraram...
Capítulo I: Perguntas Básicas
O que é Ravenloft?
Ravenloft é um cenário de campanha para o RPG Dungeons e Dragons, e que teve sua
recente terceira edição lançada.
É um cenário baseado no horror gótico e na fantasia medieval. Inspirado em clássicos
do gênero literário do horror, como Drácula, Frankenstein, e em vários escritores que
retratavam o lado obscuro da existência. Misturando tudo isso com os medos de uma europa
medieval e inserindo as características do D&D
O mundo de Ravenloft é chamado por seus habitantes de Terra as Névoas, e o nome
Ravenloft faz referência ao castelo Ravenloft, que foi palco da aventura que mais tarde
daria origem ao cenário.
Ravenloft é um semiplano, conhecido como o Semiplano do Pavor.
O que é necessário para jogar?
Os livros básicos de Dungeons & Dragons 3.5, assim como Ravenloft terceira edição,
e para maiores detalhes do cenário, os livros Secrets of the Dread Realms, e
Denizens of Dread.
Também são úteis as edições anteriores, como por exemplo, o livro Domains of Dread,
aqui chamado Domínios do Medo. E também os antigos suplementos, muitos dos quais
são aventuras.
Qual a história das edições de Ravenloft?
Ravenloft teve início em 1983, com uma aventura. O sucesso foi grande, pois era
uma inovação na época, misturar elementos de fantasia medieval com o tema do horror.
Veio a sequência em 1986, chamada Ravenloft II: The House on Gryphon Hill, ambos criados
por Tracy e Laura Hickman.
A TSR que na época procurava m novo cenário, em vista do sucesso das aventuras resolveu
transformar todo o conceito em um cenário. Assim surgiu Ravenloft Campaign Setting,
a famosa caixa preta, por Bruce Nesmith with Andria Hayday, em 1990.
O mundo mudou e cresceu, e em 1997 após muitos suplementos e aventuras,
(assim como uma pequena atualização que havia saído anteriormente) foi lançado
Domains of Dread, um livro capa dura detalhando todo o cenário, sua história e seus
habitantes, criado por Steve Miller e William W. Connors.
Mas com o advento da terceira edição do D&D Ravenloft foi cancelado e passou a ser
suportado apenas pelo site oficial, a Kargatane.
Em 2001 a boa notícia, a Arthaus, uma subsidiária da White-Wolf compra a licença
e lança Ravenloft 3 ed, escrito com os membros da Kargatane. Hoje me dia a Kargatane
não existe mais, porém seus membros deixaram sua marca ressuscitando o cenário de
de forma grandiosa, e a Arthaus está lançando 6 livros de Ravenloft por ano.
O que é um Darklord?
Cada reino, (ou domínio) de Ravenloft é governado por um Darklord, um ser de
extremo mal, que devido a atos malignos atraiu a atenção as forças que regem o mundo.
Teve um reino moldado em torno de seu mal, onde ele tem um incrível poder,
mas é prisioneiro do local, ao mesmo tempo em que é amaldiçoado a jamais conseguir
aquilo que mais deseja.
O que é o Core?
O Core (ou Centro) é o maior grupo de domínios da Terra das Névoas. formando um enorme
continente, com dois mares, um ao oeste e um ao leste, o Sea of Sorrows e o
Nocturnal Sea. As ilhas dos mares são consideradas domínios do Core, e não Ilhas do Terror.
Teoricamente o Core nada mais é do que um Cluster gigante(ver abaixo).
O que são os Clusters e Ilhas do Terror?
Os Clusters surgiram após a Grande Conjunção, são grupos de dois ou mais domínios
(geralmente os domínios de um Cluster eram Ilhas do Terror, que se juntaram,
fazendo borda umas com as outras), em média, os Clusters tendem a se constituir de dois
a três domínios.
Atualmente existem cinco Clusters conhecidos. E por uma perspectiva, alguns afirmam
que o Core nada mais é do que um Cluster gigantesco. Geralmente os Clusters tendem a ser
menores do que o Core em tamanho físico, porém sabe-se que o Frozen Reaches Cluster,
se equipara ao tamanho do Core, embora possua só dois domínios e uma população extremamente
menos do que a do Core.
As Ilhas do Terror consistem em domínios solitários que existem me meio ás Névoas.
São Ilhas que ficam no meio das névoas . Note-se, que as Ilhas dos mares do Core não são
consideradas Ilhas do Terror, sendo consideradas como domínios do Core.
O que são os Pocket Domains?
São domínios extremamente pequenos, geralmente não abrangendo porções de terra,
e sim resumindo-se a simples lugares, como por exemplo, uma casa ou um cômodo, uma torre,
um cemitério, etc.
Devido à sua natureza, sendo "lugares" eles geralmente encontram-se dentro de dominios
maiores, porém cada um tendo seu darklord e não sendo sujeito aos poderes do darklord
do domínio maior que os abriga.
Eles podem ficar ancorados nos domínios do Core, nas Ilhas, etc. Porém, tem a
habilidade de "flutuar" que foi estabelecida na 3 ed, embora ainda não haja nenhum
livro da 3 ed com regras para os Clusters. Sabe-se, no entanto, que há planos para tais
livros, onde serão apresentadas as regras para a flutuação desses domínios, para que o
mestre tenha a liberdade de movê-los para onde quiser. Sendo que na 3 ed eles são chamados
de domínios flutuantes (floating pocket domains; a palavra pocket traduzida significa
bolso, devido ao tamanho reduzido).
Em Novembro de 2003, John W. Mangrum disse no forum da WotC:
Na 3e, nós estávamos tratando o domínio de Nosos (domínio que antes era uma Ilha do
Terror) como um pocket domain . (...)nós queríamos tê-los introduzido previamente no
Secrets of the Dread Realms -- o aspecto que definiria um pocket seria o fato de que ele
se move (...)
Quantos domínios existem?
Muitos! Mais de cinquenta, muitos domínios apareceram em edições anteriores a ainda
não apareceram na 3 ed, porém todos eles serão descritos nos Gazetteers, inclusive novos
domínios. Alguns domínios foram destruídos, ocmo Cavitius e Tovag, (os domínios de Vecna
e Kas), assim como Kalidnay (domínio que era de Dark Sun, e que foi excluído devido a
questões legais). Sem contar os domínios que chegaram a ser introduzidos em determinadas
aventuras e que nunca mais foram mencionados, ou que foram destruídos nas mesmas.
PAra saber mais sobre os domínios consulte os livros de outras edições do cenário
(incluindo, Islands of Terror, Darklords, Domains of Dread) e certamente os Ravenloft
Gazetteers.
Onde fica Ravenloft?
Ravenloft é um semiplano localizado no Plano Etéreo, com as mudanças trazidas pelo
Manual dos Planos, diz-se que ele é situado no Deep Ethereal, que um plano transitivo
conectando os planos Etéreos do Multiverso.
Aquilo que o Manual dos Planos chama de Plano Etéreo, Ravenloft 3e chama de Near
Ethereal, que é a parte do plano etéreo que é coexistente com outros planos.
Mas claro como cada mestre é livre para usar sua própria cosmologia, fica mais fácil
dizer que Ravenloft localiza-se no plano Etéreo, como era dito na segunda edição.
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